Quando alguém quer começar aprender a programar lida com um sério dilema:
Qual linguagem de programação eu devo escolher?
Com muitas linguagens de programação disponíveis no mercado a escolha pode ser estressante. Por isso nossa escolha deve ser consciente e criteriosa.
1º Critério: A linguagem de programação deve lhe dar um retorno (neste caso um bom emprego).
Encare o aprendizado de uma nova linguagem como um investimento, e realmente investimos algo precioso – nosso tempo. Em geral quem começa a investir opta por investimento de baixo risco e com algum retorno. Por isso aprenda uma linguagem que irá ajudar você a ter um bom emprego.
Aí vai uma dica para pesquisar sobre isso: o site IEEE Spectrum (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) divulga anualmente um ranking de linguagem dividindo em 3 categorias: popularidade, empregabilidade e tendencias. Então use o ranking de empregabilidade isso vai te ajudar na sua decisão.
(*) Repare que SQL está em primeiro lugar, essa linguagem é muito importante, mas não comece por ela por ser específica para banco de dados, deixe para aprender posteriormente. Falarei sobre isso em outro artigo.
Para mais informações veja o artigo da Canal Tech sobre isso.
2º Critério: A linguagem de programação deve ser apropriada ao tipo de aplicação(software) que você deseja desenvolver.
Algo importante que quem está começando deve entender é que existe tipos diferentes de aplicação. Assim como na mecânica nós temos segmentos diferentes como mecânica de automóveis, industrial e de refrigeração, existem segmentos de softwares diferentes como:
- Aplicações frontend são as visualizações ou a interface gráfica de um site com as suas regras e validações.
- Aplicações backend é a aplicação que possibilita a operação do sistema é responsável por processar e enviar dados para ser utilizado pela aplicação frontend ou mobile.
- Aplicações mobile é a aplicação que é executada em um aplicativo de celular ou tablet, eles podem ou não funcionar em parceria com uma aplicação backend.
Quando você entender bem esses segmentos, escolha um, apenas um segmento para começar, isso vai ajudar a ter um foco.
Esse critério tem um peso importante na sua tomada de decisão por que existem linguagens de programação que torna o desenvolvimento de um segmento de aplicação bem mais fácil do que outros.
Exemplo: Quem deseja criar aplicações frontend, é melhor começar aprendendo JavaScript; enquanto se você deseja criar aplicações backend, é melhor começar com C# ou Java, ou PHP.
3º Critério: A linguagem de programação deve ser fácil de aprender e entender.
Linguagens mais fáceis e simples de aprender, são aquelas que além de não serem complexas, você consegue encontrar uma infinidade de conteúdo com facilidade.
Ter bastante conteúdo na comunidade técnica vai ajudar você quando tiver uma dificuldade, é bem provável que alguém já tenha passado pelo mesmo problema que você. Por isso linguagens com boa documentação, ampla contribuição na comunidade técnica torna mais fácil nosso trabalho de aprendizado.
A minha recomendação pessoal é começar aprendendo o C#(C-Sharp), que tem uma excelente documentação e ampla contribuição da comunidade técnica.
Conclusão
Agora que você vai tomar sua decisão não se esqueça: Para este começo escolha uma, somente uma linguagem de programação que atenda aos critérios acima, que deve (1) lhe dar um retorno – um emprego, (2) que seja apropriada ao tipo de aplicação que você quer desenvolver, (3) que é fácil de aprender.